O que você precisa saber sobre eventos e marketing de experiência

O que você precisa saber sobre eventos e marketing de experiência

O mercado de eventos é um dos mais dinâmicos dentro do marketing. De maneira geral, os eventos são recorrentes, acontecem edições de tempos em tempos e naturalmente queremos superar as expectativas do evento anterior.

No passado, entretanto, bastava apenas ser maior: mais público, mais equipamentos, mais espaço. Hoje, em um mundo de estímulos constantes, entendemos que a inovação se percebe no modo em que impactamos as pessoas de forma multissensorial. Trata-se do marketing de experiência.

Este não é um conceito que se limita ao universo dos eventos. Na realidade, a produção e o promocional são ferramentas do marketing de experiência, pontos de contato que complementam uma estratégia maior.

Isso, pois, para o marketing de experiência, cada contato entre marca e consumidor é uma oportunidade de estímulo multissensorial. Seja no atendimento em loja, desenho do e-commerce ou até mesmo em ativações em grandes festivais, tudo é uma chance de trabalhar a relevância da marca com seus clientes.

O que é marketing de experiência?

De pronto, quando pensamos em promover um produto ou serviço, é mais fácil pensar apenas no aspecto visual, limitando-se às imagens e palavras para impactar o público. Este método, porém, não leva em consideração uma parte significativa da psicologia humana.

Isto porque as pessoas não se limitam à visão. Todos os cinco sentidos afetam nossas decisões de compra, seja de maneira racional ou emocional.

A emoção é o grande fator do marketing de experiência: para ser eficaz, ele precisa resultar em uma resposta baseada em estímulos que ficam associadas à uma afinidade que as pessoas têm com a marca.

Usar esse marketing sensorial envolve encontrar maneiras criativas de atender às necessidades e desejos dos clientes e causar uma impressão duradoura por meio de ferramentas exclusivas.

A exclusividade do marketing de experiência

Ao estruturar estratégias de experiência, é importante entender quem será impactado por cada uma delas. Desenhar o perfil do seu consumidor ideal - a persona do seu cliente - é um primeiro passo.

É necessário também entender qual é o comportamento desse consumidor, qual sua jornada de compra. Quais os pontos de contato que essa persona tem com a sua marca, mapeando onde a experiência pode ser aprimorada.

Com base nisso, é possível realizar melhorias no seu atendimento, aprimorar recursos, surpreender com novas funções… Gerar novas experiências.

Por isso o mercado de eventos é tão fértil para o marketing de experiências. Afinal, em um contato próximo, é muito mais fácil e certeiro criar essa identificação entre marca e cliente.

Isto não precisa, necessariamente, ser com algo mirabolante e sofisticado. Um brinde personalizado, mesmo que simples mas muito bem pensado, pode ser o elo que faz o seu cliente ou público se sinta parte de algo maior, que vai além do serviço ou produto.

A importância do planejamento

Para ter ações bem estruturadas, dinâmicas e que geram engajamento e sinergia com seu público, é necessário investir em profissionais que entendam sua empresa e com criatividade suficiente para criar algo único.

É possível designar uma parte da sua equipe de marketing para focar exclusivamente em experiência, ou contratar uma empresa especializada para construir estratégias para o seu negócio.

Trabalhar com uma empresa de marketing promocional é muito vantajoso pelo domínio do mercado e experiência operacional. Desta forma, o planejamento é muito mais certeiro: saber como fazer é tão importante quanto pensar no que fazer.


A Airpromo possui 10 anos de experiência no mercado promocional, atendendo clientes de grande porte em eventos e ações promocionais em todo território nacional e na América Latina. Entre em contato para conhecer nossas soluções de marketing de experiência.

 


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